eng. eletrónica industrial e computadores
Desenvolvimento de um controlador de 40 kW para o acionamento de um motor síncrono de ímanes permanentes. Este conversor foi elaborado no âmbito da minha dissertação de mestrado integrado subordinada ao tema "Desenvolvimento de um Veículo Eléctrico". Para além do hardware de potência também foram desenvolvidos os circuitos de condicionamento de sinal analógico e digital e respetivas placas de circuito impresso.
Desenvolvimento de um controlador de 50 kW para o acionamento de um motor BLDC (Brushless DC). O conversor foi desenvolvido no âmbito da minha tese de doutoramento subordinada ao tema "Nova Topologia de Conversor Bidirecional Unificado para Sistema de Tração e Carregamento de Baterias em Veículos Elétricos". Atualmente os veículos elétricos possuem um conversor de potência que aciona o motor elétrico e um segundo conversor de potência para realizar o carregamento das baterias. As similaridades existentes entre os dois conversores permitiram antever uma convergência entre eles para um único conversor de potência. Deste modo, consegue-se uma redução de peso, custo e volume ocupado pelos conversores.
Fotos brevemente.
Replicação de um comando universal que possui inúmeros códigos para desligar as televisões por infravermelhos. Utilizei os esquemáticos originais, alterando apenas o desenho e disposição dos componentes numa nova placa de circuito impresso que desenvolvi. Na altura em que realizei este projeto ainda existia o famoso Nokia 3310, para quem se recorda. A placa que desenvolvi foi colocada na zona da antena, ficando com os emissores de infravermelhos na zona do botão de ligar/desligar. A sequência do envio dos diferentes códigos é ativada com o botão de enviar SMS. Quando está a enviar acende um led no visor do telemóvel. O original e toda a documentação necessária para a sua duplicação está presente no site adafruit.
Recebi um iMac que não ligava, após analisar e realizar diversos testes verifiquei que a fonte de alimentação e a motherboard não estavam a funcionar corretamente. Procedi a compra de uma fonte de alimentação e motherboard usadas com garantia de 1 ano. Procedi à montagem de ambas as placas e verifiquei que o problema estava resolvido. Para selar o monitor tive de mandar vir um kit de fitas específicos para o mesmo.
Reparação de uma balança de grua que possuía o display partido. O display já não existe no mercado e nem o próprio vendedor conseguiu proceder à reparação. Após estudar o display partido e elaborar um esquema de ligações procedi à escolha de um display que fosse compatível com o que estava estragado. Não consegui arranjar um display equivalente, contudo consegui arranjar um display com o mesmo esquema de ligações só que mais pequeno. Procedi à substituição do display, sendo necessário adequar as distâncias dos pinos e proceder à sua solda.
Reparação do módulo de estores elétricos MODULINE 8000 da SOMFY. Ao desmontar o módulo verifiquei que parte da placa de circuito impresso tinha "desaparecido", houve um curto circuito ao fechar o relé que destruiu a placa. Para resolver a situação tinha duas soluções: substituía os reles e fazias as ligações externamente com fio de cobre ou então desenvolvia uma placa de circuito impresso. Optei por desenvolver uma placa de circuito impresso nova, procedi ao levantamento do esquemático da placa estragada e desmontei a mesma. De seguida obtive as medidas da placa e o posicionamento dos componentes para o desenvolvimento da nova placa. Por fim mandei fazer a placa nova e procedi à montagem e teste da mesma. No desenvolvimento da nova placa aproveitei para alterar o tipo de rele, de forma que não volte a acontecer a mesma situação.
Reparação de uma placa de indução da Kuppersbusch. A reparação foi mais elaborada porque foi necessário substituir alguns semicondutores de potência e não só.
Reparação de tinas de ultrassons.
Reparação do controlador de DJ de áudio integrado para palco/estúdio: DJ Console Rmx da Hercules.
Copyright © - Todos os direitos reservados - delfimpedrosa.pt