Caixa de Velocidades Automática Mopar 727

Reparação total da caixa de velocidades automática Mopar 727 da Chrysler. Foi necessário fazer a reparação da caixa de velocidades porque a bomba, do tipo de engrenagem, partiu. Após o processo de a desmontar foi verificado que a bomba partiu devido à utilização incorreta do tipo de fluído. Esta caixa está aplicada numa telescópica telestar da Matbro. Devido à falta de informação do tipo de caixa de velocidades, chegou-se à referência da mesma através do número de peça existente em algumas peças da mesma. No processo de desmontagem foi necessário destruir (partir) um suporte das embraiagens, porque as mesmas tinham "soldado" ao suporte. Assim, foi necessário adquirir um suporte das embraiagens, uma bomba e um kit de reparação. O kit de reparação é composto pelas embraiagens, juntas de vedação, cintas e filtros de fluído.

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Retroescavadora MF 860

Falha ao carregar a imagem Em meados de 2019 iniciei o restauro de uma retroescavadora Massey Fergunson (MF 860). O restauro ocorreu aos fins de semana e férias, tendo uma duração de um ano e meio. O restauro iniciou-se com a reparação da estrutura de suporte do balde da frente, visto que a mesma após ter partido tinha sido soldada sem estar na posição correta. De seguida foi reparado o balde da frente, sendo colocadas laminas e raspadores novos. Foi necessário reparar a parte da frente do capô porque não possuía o trinco nem os batentes estavam em condições, o que levou a chapa a dobrar por andar a bater no suporte frontal. O teto necessitou de ser desempenado porque a máquina teve um toque, o que levou também à destruição dos plásticos de fixação das luzes de trabalho superiores, os quais foram reconstruídos.
Procedeu-se à separação da caixa de velocidades do motor de combustão porque existia uma fuga de óleo entre ambos. Foi verificado que o vedante de entrada da caixa de velocidades estava danificado, procedeu-se à substituição de todos os vedantes externos da caixa de velocidades. A caixa possui dois filtros de óleo, um no interior lavável e outro no exterior de substituição. Foi realizada a limpeza do filtro interior e substituição do filtro exterior. Uma vez que a caixa de velocidades estava desacoplada do motor, o torque foi reconstruído. A junta da tampa das válvulas teve de ser nova porque possuía fuga de óleo. Os óleos, valvulinas e líquidos de refrigeração foram mudados, assim como a limpeza de todo o sistema de combustível (incluindo depósito). Foi criada uma nova conduta para a entrada de ar no motor com pré filtro ciclone. Os eixos (frontal e traseiro) foram desmontados para a substituição de bronzes, rolamentos e vedantes. A nível de travões foram substituídos os vedantes dos bombitos e as bombas de travões foram novas. Foi realizada a substituição de todo o líquido de travões.
A retroescavadora possuía lança fixa que foi substituída para uma lança extensível. Os olhais foram retificados e alguns dos bronzes foram substituídos devido ao excesso de folgas, tendo sido feitos alguns veios novos. Os vedantes dos macacos foram substituídos e os tubos hidráulicos foram novos. O balde traseiro levou olhais e dentes novos.
A cabine foi toda desmontada, tendo-se procedido à sua pintura internamente e externamente. Os baldes (frontal e traseiro), a estrutura frontal e as lanças da retroescavadora foram ao jato de areia, assim com as jantes. A restante estrutura da máquina foi lixada para se poder passar à fase da pintura. No fim da pintura, foram montadas todas as partes e o teto foi estufado. Foram montados quatro pneus novos. O radiador da sofagem teve de ser reconstruído assim como toda a tubagem até ao mesmo. O reservatório da água dos esguichos foi novo, assim como as escovas limpa vidros.
A nível elétrico foi realizada uma inspeção à instalação elétrica e corrigidos alguns defeitos. Foi adicionado um indicador sonoro para a marcha trás e um velocímetro GPS. Os farolins traseiros foram substituídos por uns novos em led assim como as luzes de trabalho. Foi adicionado um autorrádio e colunas novas.
Por fim, ficaram a faltar as decalcomanias. As do modelo e marca da retroescavadora foram compradas, as restantes decalcomanias de segurança e informativas desenhei-as e mandei imprimir numa gráfica em vinil apropriado para condições atmosféricas.
A máquina foi sujeita a uma inspeção para a atribuição de matrícula pela empresa MIC. Após inspeção, procedeu-se junto do IMT ao pedido de atribuição de matrícula a máquinas industriais usadas. Foi necessário matricular a máquina porque a partir de 31/12/2015 passou a ser obrigatório que todas as Máquinas Industriais que circulem na via publica possuam matrícula, deliberação nº 258/2015.

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