2022

Finalização com sucesso, a 1 de julho de 2022, o curso Instalação de Carregadores de Veículos Elétricos - Componente Teórica (7 horas). No curso foram abordados os seguintes conteúdos programáticos: Conhecer os carregadores de veículos elétricos e modos de carregamento; Conhecer os aspetos normativos essenciais para um carregador de veículos elétricos; Compreender a legislação aplicável no âmbito das instalações destes equipamentos; Desenvolver o senso crítico no âmbito da viabilidade da instalação de postos de carregamento; Analisar a necessidade do aumento da potência contratada para instalação destes equipamentos.
Entidade formadora: IEP - Instituto Eletrotécnico Português.

Participação, de 9 a 12 de junho de 2022, no 24º Portugal de Lés a Lés. Uma epopeia marcada pelo calor, muito calor, que acompanhou os 2400 participantes de Faro a Bragança, com paragem em Castelo de Vide e na Covilhã, reforçando a exigência da maratona mototurística. Passou por mais de 40 concelhos ao longo dos 1256 quilómetros percorridos durante mais de 32 horas de condução.

Finalização com sucesso, a 8 de abril de 2022, o curso Primeiros socorros (25 horas). No curso foram abordados os seguintes conteúdos programáticos: Identificar os diferentes tipos de acidentes; Reconhecer o serviço nacional de proteção civil; Reconhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças profissionais.
Entidade formadora: O Sábio de Lago.

Participação, de 7 a 9 de abril de 2022, como voluntário na 14ª edição da RoboParty, que decorreu no pavilhão desportivo da UMinho, em Guimarães.

2021

Participação, de 2 a 5 de junho de 2021, no 23º Portugal de Lés a Lés, que ligou a cidade de Chaves a Faro. Mais do que nunca a organização do 23º Lés-a-Lés foi um sucesso, medido em sorrisos, valor intangível em termos de retorno financeiro, que deixou cerca de 2500 participantes de coração cheio. Foram 1027 quilómetros, em redor da 3ª maior estrada do Mundo (N2), de descoberta e alegria, de História e boa disposição. A viagem de Chaves a Faro fez-se com paragem em São Pedro do Sul e Abrantes

Apresentação no X SIMPÓSIO DO GRUPO DE ELETRÓNICA DE POTÊNCIA E ENERGIA, organizado pelo Grupo de Eletrónica de Potência e Energia (GEPE) da Universidade do Minho, que decorreu no dia 30 de junho de 2021 na Universidade do Minho - Guimarães, intitulada Percurso Profissional: do MIEEIC à Investigação.

2020

Participação, de 1 a 4 de outubro de 2020, no 22º Portugal de Lés a Lés, que ligou a cidade de Lagos a Chaves. Num ano tão controverso e de algumas incertezas o evento acabou por se realizar mais tarde em relação às edições de anos anteriores. Contudo, o espírito de passear de mota refletiu-se a pouco mais de mil motociclistas que não tiveram medo à chuva, ao vento e ao nevoeiro que se fizeram sentir à data, que melhor possibilitou a realização de evento cumprindo as normas e conselhos em tempos de pandemia. Para além das cidades de abertura e fecho, o evento teve paragens nas cidades de Beja e Guarda.

Apresentação no IX SIMPÓSIO DO GRUPO DE ELETRÓNICA DE POTÊNCIA E ENERGIA, organizado pelo Grupo de Eletrónica de Potência e Energia (GEPE) da Universidade do Minho, que decorreu no dia 26 de julho de 2020 na Universidade do Minho - Guimarães, intitulada Soluções de Eletrónica de Potência para a Conversão de Veículos Convencionais em Veículos Elétricos.

Finalização com sucesso, a 10 de julho de 2020, o curso Diagnóstico dos Sistemas de Alta Tensão em Veículos Elétricos e Híbridos (21 horas). No curso foram abordados os seguintes conteúdos programáticos: Conceitos de eletricidade e eletrónica (5 horas); Funcionamento do motor elétrico (1 hora); Perigos da alta tensão e equalização do potencial (meia hora); Sensores e atuadores constituintes do sistema de gestão das baterias de alta tensão (meia hora); Localização e definição de componentes (2 horas e meia); Desenergizar um veículo (EV) ou híbridos (HEV) e Plug in (P-HEV) em segurança (1 hora); Verificar o estado dos componentes de alta tensão (1 hora); Diagnosticar avarias em baterias HV em segurança (3 horas); Diagnóstico ao sistema HV, com dados reais (2 horas); Teste de avaliação (2 horas).
Entidade formadora: Polivalor.

2019

Finalização com sucesso, a 18 de dezembro de 2019, o curso Manutenção em Sistemas de Alta Tensão em Veículos Elétricos e Híbridos (14 horas). No curso foram abordados os seguintes conteúdos programáticos: Apresentação geral do curso. Apresentação da tipologia dos carros elétricos (EV) e híbridos (HEV) e Plug in (P-HEV) (30 minutos); Revisões dos conceitos d eletricidade e eletrónica (2 horas); Localização de componentes (1 hora); Revisão dos procedimentos de segurança. Aplicação dos procedimentos de segurança para desenergizar um veículo (EV) ou híbridos (HEV) e Plug in (P-HEV) (3 horas e meia); Desmontar e montar a bateria HV de um veículo em segurança (3 horas); Carregamento de uma viatura EV ou P-HEV (1 hora); Diagnóstico ao sistema HV, com dados reais (1 hora e meia); Arrefecimento das baterias de alta tensão (meia hora); Teste de avaliação (1 hora).
Entidade formadora: Polivalor.

Finalização com sucesso, a 16 de dezembro de 2019, o curso Conhecimentos Básicos em Sistemas de Alta Tensão em Veículos Elétricos e Híbridos (7 horas). No curso foram abordados os seguintes conteúdos programáticos: Apresentação e curiosidades da mobilidade elétrica. História da mobilidade elétrica. Apresentar a política dos veículos elétricos (1 hora); Vantagens e desvantagens dos veículos elétricos. Procedimentos de segurança (30 minutos); Apresentação de produtos. Localização de componentes (EV) em diferentes marcas e modelos (1 hora); Eletricidade básica (1 hora e meia); Eletricidade básica no veículo (meia hora); Simbologia e estados das luzes no painel de instrumentos. Teste de estrada. Contacto com um EV (1 hora e meia); Consolidação de conhecimentos (meia hora); Teste de avaliação (meia hora).
Entidade formadora: Polivalor.

Participação, a 10 de dezembro de 2019, no evento "Automotive Testing Solutions Forum 2019 (ATS'2019)" que abordou o tema "The Vehicle of Tomorrow". O ATS'2019 dedicou-se à discussão de soluções de teste e validação para a indústria automóvel, com o objetivo de reunir engenheiros I&D, especialistas em tecnologia automóvel e profissionais/engenheiros de teste e desenvolvimento de empresas de referência nacionais e internacionais, para discutir, debater e analisar o crescimento e desenvolvimentos futuros da mobilidade e setor automóvel em geral.

Participação, de 9 a 12 de junho de 2019, no 21º Portugal de Lés a Lés, que ligou Felgueiras a Lagos. Como prometido teve o percurso mais costeiro das 21 edições. O percurso rondou os 1200 quilómetros, o mais junto do oceano atlântico. O evento contou com o passeio de abertura, pelo conselho de Felgueiras, e três etapas. Figueira da Foz e Arruda dos Vinhos foram as selecionadas para palco de chegada, e consequentemente ponto de partida do dia seguinte, das duas primeiras etapas. O trajeto permitiu a descoberta de novas paisagens e património, uma fugida à gastronomia e às gentes, de norte a sul de Portugal Continental.

Participação, de 7 a 9 de março de 2019, como voluntário na 13ª edição da RoboParty, que decorreu no pavilhão desportivo da UMinho, em Guimarães. Esta participação consistiu na deteção de falhas a nível da mecânica, eletrónica, e programação dos robôs construídos pelas equipas inscritas na RoboParty. Mais uma vez, o evento non-stop decorreu durante 3 dias e duas noites e teve como objetivo incentivar os estudantes a construir o seu próprio robô com supervisão especializada, de uma forma simples e divertida. Em paralelo decorreram outras atividades lúdicas como desporto, música, internet, jogos, festas, etc.
Reportagem da Universidade do Minho

Finalização com sucesso, a 2 de fevereiro de 2019, o curso Processos de Eficácia Pessoal e de Relacionamento Humano (14 horas). No curso foram abordados os seguintes conteúdos programáticos: Reforçar o autoconhecimento, assumindo-o como ponto de partida para o desenvolvimento pessoal e do relacionamento interpessoal; Identificar os principais princípios e pressupostos associados ao comportamento humano; Utilizar estratégias para potenciar o alcance de objetivos, através de uma correta definição e de ações concretas de compromisso; Estabelecer processos de interação humana, respeitando diferentes sistemas representacionais e os princípios e o processo da comunicação autêntica; Fornecer feedback construtivo.
Entidade formadora: TecMinho - Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento.

2018

Participação, a 11 de dezembro de 2018, na jornada técnica Segurança em máquinas promovida pela SMC. Foram abordados os seguintes conteúdos: Como fazer uma avaliação de riscos; Como solucionar um risco alto com uma função de segurança ISSO 13849-1; Cálculo de função com software Sistema; Validação da função segundo ISSO 13849-2.
Entidade formadora: SMC

Finalização com sucesso, a 21 de novembro, o curso Conduzir e operar com o trator em segurança (35 horas). No curso foram abordados os seguintes módulos: Introdução ao curso (1 hora); Acidentes com tratores em Portugal (1 hora); Condução e prevenção rodoviária com veículos agrícolas - Código da Estrada, e Normas aplicáveis (4 horas); Veículo seguro - Equipamento de segurança e prevenção coletiva do trator - Código do trabalho e Normas aplicáveis (4 horas); Equipamento de proteção individual (2 horas); Conduzir e operar com o trator em segurança (8 horas); Conduzir o trator em condições perigosas e operar com órgão ativos (8 horas); Avaliação (7 horas).
Entidade formadora: earth consulters.

Finalização com sucesso, a 9 de novembro de 2018, o curso Metodologia TRIZ - Resolução criativa de problemas e inovação sistemática num contexto Lean (24 horas). No curso foram abordados os seguintes conteúdos programáticos: Introdução ao Lean Production, conceito de desperdício e tipos de desperdícios e princípios Lean Thinking; Introdução à Teoria da Resolução Criativa de Problemas (TRIZ); 40 Princípios de Invenção ou Técnicas para Vencer Conflitos de Sistema (TVCS); Ferramentas analíticas: Matriz de Contradições e o Algoritmo de Resolução Criativa de Problemas (ARIZ); As 10 ferramentas da Oxford Creativity TRIZ toolkit; Ferramentas de Combate à Inércia Mental; Apresentação dos trabalhos realizados e discussão.
Entidade formadora: TecMinho - Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento.

Peregrinação a Santiago de Compostela em bicicleta, de 6 a 9 de setembro de 2018. Foi realizado o Caminho da Geira e dos Arrieiros com início em Braga. Ainda não é considerado um caminho oficial, por isso ainda não existem marcações nem albergues. Trata-se de um caminho muito duro e não é aconselhado a pessoas sem experiência, nem que não dominem o GPS.
De forma a promover o caminho a associação Codeseda Viva tem vindo a publicar no site debragaasantiago.com algumas histórias dos peregrinos que fazem o caminho.

Finalização com sucesso, a 1 de setembro de 2018, o curso Manobrador de Máquinas Agrícolas e Florestais (16 horas). No curso foram abordados os seguintes módulos: Técnica de Operação e Manutenção (8 horas); Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho (8 horas).

Finalização com sucesso, a 12 de julho de 2018, do curso de Formação Inicial Acelerada (35 horas) para Pesados de Passageiros necessário para obtenção do Certificado de Aptidão do Motorista (CAM), e consequentemente a obtenção da Carta de Qualificação de Motorista (CQM). O curso integrou 4 módulos com os conteúdos temáticos definidos no DL 126/2009, são eles: Condução defensiva, económica e ambiental (14h); Regulamentação laboral (7h); Regulamentação da atividade (3h30) e Contexto económico e organização empresarial (10h30).
Entidade formadora: Formação Saraiva.

Participação, de 30 de maio a 2 de junho de 2018, no 20º Portugal de Lés a Lés. Com a maior caravana da história das 20 edições, o Portugal de Lés-a-Lés contou com mais de 2000 motociclistas. Foram 3 etapas que ligaram a capital algarvia a Felgueiras, com paragem em Portalegre e Lamego, através de paisagens marcantes, visitando importantes monumentos, com recurso exclusivo a estradas nacionais, municipais e regionais.

Finalização com sucesso, a 14 de maio de 2018, do curso de Formação Inicial Acelerada (140 horas) para Pesados de Mercadorias necessário para obtenção do Certificado de Aptidão do Motorista (CAM), e consequentemente a obtenção da Carta de Qualificação de Motorista (CQM). O curso integrou 12 módulos com os conteúdos temáticos definidos no DL 126/2009, são eles: Mecânica e eletrónica (7h); Condução defensiva, económica e ambiental (21h); Regulamentação laboral (7h); Regulamentação da atividade (14h); Sinistralidade (14h); Prevenção da criminalidade no transporte (7h); Saúde, segurança e higiene no trabalho (7h); Situações de emergência e o primeiros socorros (7h); Relações interpessoais e qualidade do serviço (14h); Contexto económico e organização empresarial (14h); Tecnologias de informação e comunicação (14h); e Condução individual (14h).
Entidade formadora: Formação Saraiva.

Participação, de 22 a 24 de março de 2018, como voluntário na 12ª edição da RoboParty, que decorreu no pavilhão desportivo da UMinho, em Guimarães. Esta participação consistiu na deteção de falhas a nível da mecânica, eletrónica, e programação dos robôs construídos pelas equipas inscritas na RoboParty. Esta edição contou com mais de 500 participantes vindos de todo o país, mas também da Dinamarca e Brasil. No decorrer do evento foram realizadas demonstrações de Drones, demonstrações de robôs móveis, e formações, acreditadas, para os professores.
Reportagem da Guimarães TV

Participação, de 12 a 16 de março de 2018, na formação Segurança de Máquinas - Diretiva Máquinas (21h). Na formação foram abordados os seguintes conteúdos: MARCAÇÃO CE (Enquadramento legislativo no âmbito do fabrico de máquinas e Obrigações dos fabricantes); DIRETIVA MÁQUINAS - Decreto Lei n.º 103/2008 (Requisitos essenciais de segurança, Protetores e dispositivos de segurança, Distâncias de segurança e Processo técnico); APRECIAÇÃO DO RISCO (Apresentação da metodologia de apreciação do risco - EN ISO 12100); CIRCUITOS DE COMANDO (Breve introdução à Norma EN ISO 13849 e Software SISTEMA: Características e potencialidades); CASOS PRÁTICOS.
Entidade formadora: catim - centro de apoio tecnológico à indústria metalomecânica.

Participação, de 29 de janeiro a 1 de fevereiro de 2018, no Curso Europeu de Primeiros Socorros - CEPS, com a duração de 12 horas que decorreu na Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga. A formação foi concluída com aproveitamento. Na formação foram abordados os conteúdos seguintes: Sistema Integrado de Emergência Médica; Princípios Gerais do Socorrismo; 4 Passos em Primeiros Socorros; Suporte Básico de Vida; Desfibrilhação Automática Externa; Hemorragias; Feridas; Queimaduras; Lesões na Cabeça, Pescoço ou Dorso; Lesões nos Ossos, Músculos ou Articulações; Intoxicações; Dor Precordial; Acidente Vascular Cerebral.

2017

Participação, de 5 a 18 de dezembro de 2017, na formação MFMEA - Análise Modal de Falhas e Efeitos Potenciais em Ferramentas e Equipamentos (12h). O programa foi: O que é um estudo FMEA?: diferentes tipos de FMEA; Enquadramento, princípios e conceitos de um MFMEA; Quando realizar o MFMEA e quais os limites de cada estudo; Como se prepara e quem faz o quê num estudo MFMEA; Matriz MFMEA ( Análise de Modos de Falha, Efeitos, Causas e controlos atuais); Matriz MFMEA Avaliação ( atribuição de índices S,O,D); Definição de critérios para encetar ações preventivas; Seguimento e verificação da eficácia -PDCA; Atualização dos estudos MFMEA.
Entidade formadora: TecMinho - Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento.

Participação, de 15 a 17 de setembro de 2017, no Azores Challenge MTB. Como a própria organização referiu: "O verdadeiro desafio desta prova não está só em vencer, mas no autoconhecimento, viver o desporto, superar os limites e chegar o mais próximo da natureza. Lado a lado, os amantes do desporto e as estrelas do MTB nacional e Internacional, realizarão esta jornada pelo coração do São Miguel."

Participação, de 14 a 17 de junho de 2017, no 19º Portugal de Lés a Lés. O Lés a Lés agrupa dois eventos de cariz moto turístico com a chancela da Federação de Motociclismo de Portugal. Cada um dos eventos é dedicado a um tipo de motociclo ou de percurso especifico, assim, temos o tradicional Portugal de Lés a Lés, pelas estradas mais pitorescas do nosso país e o Lés a Lés off-road dedicado aos motociclos de tipologia trail e maxi-trail. Em qualquer deles o objectivo é cruzar Portugal de extremo a extremo contemplando paisagens e lugares de enorme esplendor.

Peregrinação a Santiago de Compostela em bicicleta, de 22 a 25 de abril de 2017. Foi realizado o Caminho Português Central com início em Braga, tendo sido realizado o caminho até Finisterra depois de passar por Santiago de Compostela.

Participação, de 6 a 9 de março de 2017, na formação técnica de curta duração (16h) intitulada Veículos com Propulsão Híbrida. Na formação foram abordados os seguintes conteúdos: Ciclos de Funcionamento dos Motores de Combustão Interna; Tipos e Características de Sistemas Híbridos; Diferenças entre Sistemas Híbridos e Elétricos; Sistemas Híbrido THS (Toyota) e IMA (Honda); Outros Sistemas Híbridos - Análise e Comparação; Abordagem aos Sistemas de Hidrogénio - Fuel Cell; Habilitação Elétrica; Ciclo de Funcionamento Atkinson; Diagnóstico de Sistemas Híbridos; Baterias de Alta Tensão; e Sistema de Climatização Adaptada a Veículos Híbridos.
Entidade formadora: CEPRA - Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel.

Participação, de 2 a 4 de março de 2017, como voluntário na 11ª edição da RoboParty, que decorreu no pavilhão desportivo da UMinho, em Guimarães. Esta participação consistiu na deteção de falhas a nível da mecânica, eletrónica, e programação dos robôs construídos pelas equipas inscritas na RoboParty.

2016

Apresentação de dois artigos na 12ª edição da conferência portuguesa de controlo automático (CONTROLO2016), que decorreu na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Guimarães, Portugal, de 14 a 16 de setembro de 2016.

Participação, de 30 de junho a 2 de julho de 2016, como voluntário na RoboCamp, que decorreu em paralelo com a RoboCup, em Leipzig, Alemanha. Esta participação consistiu na deteção de falhas a nível da mecânica, eletrónica, e programação dos robôs construídos pelas equipas inscritas. O RoboCamp tratou-se de workshop de 3 dias para as crianças e familiares. Contou com a participação de 40 equipas de 4 elementos, onde houve a oportunidade de construir o robô autônomo móvel Bot'n Roll ONE A sob supervisão.

Apresentação de um tutorial no V SIMPÓSIO DO GRUPO DE ELETRÓNICA DE POTÊNCIA E ENERGIA, organizado pelo Grupo de Eletrónica de Potência e Energia (GEPE) da Universidade do Minho, que decorreu no dia 15 de junho de 2016 na Universidade do Minho - Guimarães, intitulado Veículo Elétrico: O Desafio.

Participação, em 19 de maio de 2016, no curso de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, com a duração de 35 horas. Na formação foram abordados os conteúdos seguintes: Princípios Gerais de Proteção das Culturas; Segurança na utilização de produtos fitofarmacêuticos, sistemas regulamentares e redução do risco; Material de Aplicação; e Armazenamento, Transporte e Acidentes com Produtos Fitofarmacêuticos.

Peregrinação a Santiago de Compostela em bicicleta, de 23 a 25 de abril de 2016. Foi realizado o Caminho Português da Costa com início em Rates.

Participação, de 17 a 19 de março de 2016, como voluntário na 10ª edição da RoboParty, que decorreu no pavilhão desportivo da UMinho, em Guimarães. Esta participação consistiu na deteção de falhas a nível da mecânica, eletrónica, e programação dos robôs construídos pelas equipas inscritas na RoboParty.

Participação, de 18 a 21 de janeiro de 2016, na formação técnica de curta duração (16h) intitulada Filtros de Partículas. Na formação foram abordados os seguintes conteúdos: Motores Diesel - Poluição; Filtros de Partículas / Componentes Eletrónicos do Sistema Antipoluição; e Manutenção e Verificação de Filtros de Partículas.
Entidade formadora: CEPRA - Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel.

2015

Participação no concurso Texas Instruments Innovation Challenge: Europe Analog Design Contest 2015 Project Report com o projeto intitulado Smart PV System. A equipa foi composta por 5 alunos e um orientador Doutorado. O projeto consistiu no desenvolvimento de um sistema isolado para produção e gestão de energia elétrica proveniente de um sistema solar fotovoltaico, com aplicabilidade em aldeias rurais isoladas. O projeto ficou nos "TOP20" do concurso, sendo recompensado com 1000$.

Peregrinação a Santiago de Compostela em bicicleta, de 8 a 15 de maio de 2015. Foi realizado o Caminho Português do Interior com início em Farminhão.

Participação, de 19 a 21 de março de 2015, como voluntário na 9ª edição da RoboParty, que decorreu no pavilhão desportivo da UMinho, em Guimarães. Esta participação consistiu na deteção de falhas a nível da mecânica, eletrónica, e programação dos robôs construídos pelas equipas inscritas na RoboParty. A RoboParty® consiste num evento pedagógico que reúne equipas de 4 pessoas, durante 3 dias e duas noites, para ensinar a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples, divertida e com acompanhamento de pessoas qualificadas.

2014

Apresentação de um artigo na 11ª edição do vehicle power and propulsion conference (VPPC'2014), que decorreu no edifício central da faculdade de ciências e tecnologia da Universidade de Coimbra, em Coimbra, Portugal, de 27 a 30 de outubro de 2014.

Participação, de 19 a 21 de setembro de 2014, como voluntário na IV edição da Feira Afonsina, em Guimarães. Esta edição resulta do sucesso obtido nas edições anteriores e na vontade expressa do Município em recriar o ambiente social e económico da época do Condado Portucalense. Na mesma edição participou como soldado no evento que retratou o episódio do "Cerco a Guimarães", ocorrido em 1127.

Peregrinação a Santiago de Compostela em bicicleta, de 12 a 14 de setembro de 2014. Foi realizado o Caminho Português da Costa com início em Fão.

Participação, em 1 de agosto de 2014, no curso de Formação Profissional Manobrador de Máquinas em Obra, com a duração de 16 horas. A formação foi concluída com aproveitamento, sendo obtida a classificação de 19 (dezanove) valores. Na formação foram abordados os seguintes conteúdos: Sensibilização em HST no local de trabalho, como, principais causas de sinistralidade, consciência de segurança, custos dos acidentes, consequências dos acidentes para o próprio e para terceiros e doenças profissionais; Procedimentos de segurança em estaleiros; e equipamentos de trabalho, tais como, retroescavadora, cilindro, máquina perfuradora, empilhadores, pá-carregadora, escavadora/giratória de rastos ou pneus, pontes rolantes, multicarregador/a telescópico/a, plataformas elevatórias, grua móvel, grua torre e motosserras.

Participação no workshop Fibras nas Cidades Sustentáveis, inserido no ciclo de workshops Fibrenamics 2020 Challenges, que decorreu no dia 16 de julho de 2014, na Universidade do Minho.

Peregrinação a Santiago de Compostela em bicicleta, de 7 a 9 de junho de 2014. Foi realizado o Caminho Português Central com início em Guimarães.

2013

Peregrinação a Santiago de Compostela em bicicleta, de 30 de setembro a 12 de outubro de 2013. Foi realizado a Via de la Plata com início em Sevilha.

Finalização com sucesso, a 28 de junho de 2013, do nível B2 do curso de inglês lecionado pelo Instituto Britânico de Guimarães.

Peregrinação a Santiago de Compostela em bicicleta, de 8 a 10 de junho de 2013. Foi realizado o Caminho Português Central com início em Guimarães.

2012

Apresentação de dois artigos na 19ª edição do Seminário Anual de Automação, Eletrónica Industrial e Instrumentação 2012 (SAAEI'12), que decorreu na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Guimarães, Portugal, de 11 a 13 de julho de 2012.

Apresentação no I SIMPÓSIO DO GRUPO DE ELETRÓNICA DE POTÊNCIA E ENERGIA, organizado pelo Grupo de Eletrónica de Potência e Energia (GEPE) da Universidade do Minho, que decorreu no dia 28 de junho de 2012 na Universidade do Minho - Guimarães, intitulada Conversão de um Veículo de Combustão em Veículo Elétrico - CEPIUM.

Finalização com sucesso, a 25 de junho de 2012, do nível 3 de adulto do curso de inglês lecionado pelo Instituto Britânico de Guimarães.

Peregrinação a Santiago de Compostela em bicicleta, de 28 de abril a 1 de maio de 2012. Foi realizado o Caminho Português Central com início em Guimarães.

Apresentação no workshop Criatividade e Mobilidade, que decorreu no dia 7 de março de 2012 na Universidade do Minho - Guimarães, intitulada Conversão de um VW Polo em Elétrico .

2011

Apresentação nas 1.as Jornadas da Mobilidade Elétrica, organizada pela Região Norte da Ordem dos Engenheiros, que decorreu no dia 27 de outubro de 2011 no Centro Cultural Vila Flor - Guimarães, intitulada Alteração de um Carro Para Homologação Como Elétrico - CEPIUM.

Finalização com sucesso, a 27 de junho de 2011, do nível 2 de adulto do curso de inglês lecionado pelo Instituto Britânico de Guimarães.

Participação no workshop Energia e Eficiência Energética promovido pela AUMEA - Agência da Universidade do Minho para a Energia e o Ambiente, que decorreu no dia 06 de maio de 2011. O referido workshop contou com a presença do Reitor da Universidade do Minho Professor António M. Cunha, do Pró-Reitor Vasco Teixeira, do Engº Paulo Calau - ADENE, do Prof. Luís Bragança - Plataforma para a Construção Sustentável, do Engº Telmo Pires - EFACEC, do Engº Pedro Giesteira - DST Renováveis, do Engº Nelson Soares - SmartWatt, e do Engº Renato Morgado - membro da Direção da AUMEA

2010

Participação na formação técnica de curta duração (25h) intitulada Língua inglesa - técnicas de escrita, a 14 de dezembro de 2010.

Participação no Seminario WEGeuro A poupança de Energia na Indústria, que decorreu no dia 12 de novembro de 2010, inserido na Feira Internacional do Porto.

Participação no workshop MOBI-e, que decorreu no dia 03 de novembro de 2010, e que foi promovido pelo CEIIA e pela INTELI, nas instalações do CEIIA e que contou com participantes de diferentes ramos da indústria como: EFACEC, CABELT, CRITICAL MOVE, SIEMENS, assim como de Instituições Universitárias como Universidade do Minho - PIEP (polímeros) e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

2009

Participação nas jornadas de Engenharia Mecânica designadas pelo nome FIMEC2009, que decorreu nos dias 27 e 28 de outubro de 2009.

Participação no workshop Currículos, que decorreu no dia 6 de maio de 2009, inserido na Feira de Emprego organizada pelo Departamento de Saídas Profissionais da AAUM - Associação Académica da Universidade do Minho, e que teve como objetivos a elaboração de currículos e desenvolver técnicas ativas de procura de emprego.

Participação no workshop Entrevistas de Emprego, que decorreu no dia 5 de maio de 2009, inserido na Feira de Emprego organizada pelo Departamento de Saídas Profissionais da AAUM - Associação Académica da Universidade do Minho, e que teve como objetivos desenvolver técnicas ativas para entrevistas de emprego e para procura de emprego.

2008

Participação, de 14 a 20 de março de 2008, como colaborador na Mostra Interactiva de Ciência e Tecnologia integrada no projeto "Ciência na Cidade de Guimarães" que decorreu no CCVF - Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Foram exibidos 73 dispositivos interativos, demonstrativos de princípios fundamentais da Física nos âmbitos do Eletromagnetismo, da Mecânica e da Ótica. Também se demonstraram algumas tecnologias atualmente empregues nos domínios da Produção de Energia Elétrica (energias renováveis), dos Transportes, da Automação Industrial e da Domótica.

2007

Participação, em 23 de novembro de 2007, na conferência intitulada Falar do Futuro da Energia, organizada pela Região Norte da Ordem dos Engenheiros, realizada no Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Ceide, Vila Nova de Famalicão, tendo a abertura da conferência ficado a cargo do Delegado Distrital de Braga, Eng.º Luís Machado Macedo.

2006

Participação, de 28 de abril a 1 de maio de 2006, como voluntário na 6ª edição do Festival Nacional de Robótica - Robótica 2006, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Guimarães. Esta participação consistiu na apresentação de tecnologias de eletricidade/eletrónica ao público em geral.


Top